Os nossos (sub)contratados

Os fornecedores e os (sub)contratados são uma parte essencial da cadeia de valor do grupo. Os critérios de seleção dos parceiros, fornecedores, prestadores de serviços e (sub)contratados incluem a prevenção dos riscos para a saúde e a segurança. As nossas práticas de segurança preventiva são sistematicamente partilhadas com os nossos contratados e os seus (sub)contratados.

Apoiar os nossos (sub)contratados ao longo das suas actividades para a ENGIE para garantir a sua segurança. O objetivo da ENGIE é atingir 0 acidentes, particularmente acidentes graves e fatais, fazendo tudo o que for possível para proteger a saúde e a segurança dos colaboradores e dos (sub)contratados. Qualquer que seja o nível de (sub)contratação.

— Acordo-quadro global da ENGIE sobre direitos fundamentais e responsabilidade social (2022)

Regras Salvam Vidas

Devem ser respeitadas por todos, em todo o lado. Estas regras foram adoptadas para evitar os acidentes graves e mortais mais frequentes.

Avaliação de risco de último minuto

Efetuar uma verificação final do ambiente de trabalho antes de começar a trabalhar, uma vez que podem existir novos riscos.

Parar o trabalho

Se a sua segurança não estiver no TOPO, diga STOP. Reflicta, consulte o seu chefe. Só retome o trabalho se a segurança estiver garantida.

Eventos e incidentes

Comunicar eventos e incidentes para evitar que o pior aconteça.

Vigilância partilhada

Esteja atento à sua própria segurança e à dos outros. Alerte alguém se sentir que a sua segurança está em risco.

O nosso processo de apoio

Um sistema para apoiar os nossos contratantes e os seus (sub)contratantes a adoptarem práticas de trabalho mais seguras.

Todos os (sub)contratados que trabalham em nome de uma filial da ENGIE foram submetidos a uma primeira fase de qualificação interna durante a qual demonstraram a sua capacidade de realizar o trabalho exigido, garantindo a segurança dos seus trabalhadores, (sub)contratados e pessoal da ENGIE.

Na fase de seleção, apenas as empresas que tenham passado a fase de (pré)qualificação são convidadas a responder a concursos para um serviço ou um âmbito de trabalho específico. As empresas que serão selecionadas são as que cumprem os critérios de prevenção mais exigentes em termos de Saúde e Segurança.

O cumprimento das regras e normas da ENGIE pelos empreiteiros e seus (sub)contratados é monitorizado e supervisionado durante toda a duração do seu serviço. Esta supervisão começa com a indução de segurança e continua com os rituais de segurança. O final do serviço é marcado por um feedback com o (sub)contratado para identificar áreas de melhoria.

Durante e no final da prestação de serviços, os (sub)contratados são avaliados quanto ao seu desempenho na execução de trabalhos que cumpram os requisitos, garantindo simultaneamente a segurança de cada indivíduo no local de trabalho. O (sub)contratado em causa deve ser informado sobre o resultado da avaliação.

Indução de segurança

A prioridade da ENGIE é proteger a saúde e a segurança de todos, nas suas instalações e locais de trabalho, bem como nos locais dos clientes. Esta prioridade reflecte-se no compromisso do Grupo ENGIE em desenvolver a cultura de segurança dos seus contratados e (sub)contratados, oferecendo-lhes sistematicamente uma indução de segurança, na qual os 5 princípios essenciais de segurança da ENGIE são explicados de forma simples, na teoria e na prática. Os 5 princípios essenciais de segurança devem ser respeitados e aplicados por todos para evitar acidentes graves e mortais.

Rituais de segurança

Os 5 rituais de segurança são rituais de gestão implementados na ENGIE para pôr em prática a exemplaridade e a liderança dos Gestores relativamente aos aspectos de Saúde e Segurança. Diariamente, estes rituais são praticados em estaleiros e locais de trabalho com equipas operacionais e (sub)contratados. Ao longo da sua prestação de serviços, os contratados e (sub)contratados serão convidados a participar nestes rituais e, em particular, nas visitas de segurança das chefias, nas visitas conjuntas de segurança e nas reuniões sobre segurança.

Experiência e feedback

Na ENGIE, desenvolver uma cultura de segurança significa partilhar experiências com os contratados e os seus (sub)contratdos. Partilhar experiências no seio do nosso grupo e com as nossas equipas operacionais, mas também partilhar o que foi vivido e aprendido noutros locais. Todos os dias, a ENGIE encoraja a partilha de boas práticas através de numerosos eventos dedicados à segurança: Momento de Segurança, “safety stand down”, reuniões anuais de segurança, etc.